Nova variante do vírus do herpes equino (EHV-1) cancela eventos na Europa

A FEI cancelou eventos internacionais em 10 países no continente europeu com efeito imediato e até 28 de março de 2021 devido à rápida evolução de uma cepa muito agressiva da forma neurológica do vírus do herpes equino (EHV-1), que se originou em Valência ( ESP) e já resultou em surtos relacionados em pelo menos três outros países da Europa.



Esta decisão aplica-se a todas as disciplinas da FEI, mas para evitar que um grande número de cavalos partam simultaneamente das Jumping Tours na Península Ibérica, na Itália e na Bélgica que estão em andamento por várias semanas, essas Tours específicas serão autorizadas a continuar como “bolhas” individuais com a condição de que absolutamente nenhum cavalo novo seja autorizado a entrar nos locais e nenhum caso positivo de EHV-1 seja confirmado.



Os locais do Jumping Tour em Vejer de la Frontera (ESP), Vilamoura (POR), San Giovanni in Marignano (ITA) e Gorla Minore (ITA) terão protocolos de biossegurança rigorosos e Delegados Veterinários da FEI adicionais no local. Os cavalos só terão permissão para deixar esses locais quando estiverem de posse de um certificado oficial de saúde das Autoridades Veterinárias locais. Quaisquer cavalos que saiam desses locais sem esta documentação serão bloqueados no banco de dados da FEI. Também é ilegal transportar um cavalo sem um certificado oficial de saúde.



Oliva Nova (ESP) já tinha avisado a FEI esta tarde que decidiu cancelar o resto das suas competições programadas no Mediterrâneo Equestrian Tour III. Opglabbeek (BEL) também informou à FEI que cancelou seus eventos em março.



Vários países, incluindo a França, já cancelaram todos os seus eventos para minimizar a transmissão do vírus.



A decisão, que abrange eventos na França, Espanha, Portugal, Bélgica, Itália, Áustria, Polônia, Holanda, Alemanha e Eslováquia, foi feita de acordo com o Artigo 112.3 dos Regulamentos Gerais da FEI, que declara: O Secretário-Geral terá autoridade para remover qualquer Competição e / ou Evento do Calendário se circunstâncias justificadas relacionadas a uma Competição ou Evento forem estabelecidas.

Fonte: Equi Sport Center