COE confirma a cura de cinco pacientes contaminados

 
Na manhã desta quarta-feira, dia 1º, a coordenadora do Centro de Operações de Emergência (COE) da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, Flávia Marzola, confirmou que cinco dos 15 infectados com o vírus covid-19, em Bagé, apresentaram reversão do processo, sendo considerados curados.
 
A médica pneumologista explica que os exames para constatar a reversão do quadro são de natureza clínica, com observação de possíveis sintomas, e laboratorial, como exames de sangue.
 
Após realizar os testes, os cinco pacientes tiveram a cura da doença atestada, garantindo imunidade contra o vírus. Contudo, mesmo assim há urgência na manutenção do isolamento social para estes indivíduos. “O isolamento social é para toda a população. Não pegam a doença (os pacientes já curados), mas podem levar o vírus na roupa ou nas mãos para casa”, explica.
Flávia adianta, ainda, que mais casos de cura (ela especifica, no mínimo, quatro) devem ser anunciados até o final de semana.
No momento, nenhuma instituição de saúde do município registra internados por conta do covid-19. Contudo, o paciente zero de Bagé segue internado em Porto Alegre, em tratamento intensivo.