Bagé, Esteio e Ponta Grossa reúnem mais de 370 animais crioulos em provas do final de semana

Para quem é apaixonado pela raça Crioula, o final de semana foi de encher os olhos. E, claro, as pistas. Entre Morfologia, Credenciadoras ao Freio de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário e Paleteadas, mesmo sem público, 373 Cavalos Crioulos deram um show nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Todas as atividades foram promovidas por Núcleos de criadores ativos e focados na continuidade da seleção da raça. Os resultados completos estão disponíveis nas redes sociais dos mesmos.



Em Bagé

Dos 373 animais, 203 passaram pela Rainha da Fronteira. O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Bagé foi o responsável pelo evento marcado pela retomada das provas funcionais no município que sediou duas credenciadoras, além de Freio Jovem, Proprietário e Paleteadas. O julgamento foi de Glauco Xavier, Ricardo Labrêa e Vinicius Freitas nas Credenciadoras; Fernando Horst, Telmo Peixoto e Luiz Antero Peixoto nos Jovens e Proprietários; além de Rafael Mota e Manoel Francisco Oyhenard nas Paleteadas. A supervisão técnica foi de Thiago Persici.

 

+ Clique aqui e confira a planilha final da Credenciadora Aberta de Bagé

+ Clique aqui e confira a planilha final da Credenciadora de Inéditos de Bagé



Palavra do presidente Fausto Costa:

“A nossa diretoria está debutando uma prova funcional dessa magnitude. A parceria com o técnico Thiago Persici, os jurados indicados… Tivemos realmente um grande engajamento deles [...] O gado excelente que conseguimos para esse evento proporcionou que o pessoal das Paleteadas tivessem uma média funcional muito boa, tivemos todos os participantes aqui agradecendo muito a retomada, foi muito bom. Fantástico!”

 



Em Esteio

Já no Parque Assis Brasil, em Esteio, com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Núcleo da 6ª região reuniu 110 exemplares em pista, entre Morfologia, Credenciadora Mista e Freio do Proprietário. O julgamento foi do trio composto por Francisco Kessler Fleck, José Luiz Gomes e Mário Móglia Suñe, com a supervisão técnica de Felipe Maciel.



Palavra do presidente, Gilberto Conte Maia:

“Evento perfeito, com atenção total da ABCCC. Uma parceria com nota dez. Em meio a uma pandemia, acredito que fizemos uma Credenciadora, Morfologia e Copa do Proprietário que entendo como perfeitos. Agradecemos também uma transmissão onde tivemos o acesso de milhares de visualizações. Fico grato também pela ajuda de muitos criadores, cabanhas, amigos e parceiros que temos na diretoria da sexta região. Por final, fiquei feliz com a doação que conseguimos para o Lar Santo Antônio das crianças excepcionais no valor de cinco mil reais”. 

 

+ Clique aqui e confira as planilhas do final de semana em Esteio/RS

 

Monarca da Dom Manoel com o ginete Jardel Fikenauer Pereira atingiu 20,640 de média e marcou a maior média do final de semana 

 

Em Ponta Grossa:

Promovidas pelo Núcleo Caminho das Tropas em Ponta Grossa/PR, as atividades (Freio do Proprietário e Freio Jovem) não só trouxeram o Cavalo Crioulo aos holofotes na região, mas também marcaram dados históricos para a modalidade dos Proprietários, que a cada ano apresenta expressivo crescimento. Foram 14 jovens e 46 proprietários nas disputas. Um total de 60 conjuntos em pista, sob a responsabilidade do técnico Rafael Sant’anna. Os jurados foram Ewerson Breda, João Ricardo Souza, Marco Stumpf; e Gustavo Arhanitsch, Ivens Ortigari e Luciano Correa Passos.



Palavra do presidente, Felipe Beckert

“O evento para nós foi de uma significância muito grande, correu tudo bem, com tempo bom, provas boas, alto nível, número de participantes muito bom, então pra nós foi muito bom fazer esse evento”.