ABQM realiza Transferência de Propriedade de animais com Certificado Digital

Os mais de 40 mil sócios da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) já podem realizar a Transferência de Propriedade de Animais, com o uso do Certificado Digital. O objetivo é agilizar e facilitar o processo para os criadores da raça. O serviço estará disponível apenas para quem já possui uma identidade eletrônica (certificado digital).
 

"O criador do Quarto de Milha que precisar fazer a Transferência de Propriedade do seu animal, na ABQM, poderá agora também realizar o procedimento por meio de Certificado Digital. É mais uma facilidade que o Stud Book oferece com a modernização dos serviços", como explica Daniel Fechio, superintendente técnico do Stud Book da ABQM.
 

Atualmente, os proprietários podem realizar a transferência de duas formas:
- Documento registrado em cartório, enviado pelos Correios ou entregue no Atendimento Presencial (ABQM);
- Serviços Online/Central do Quartista, com Termo de Responsabilidade.
 

Para realizar a transferência pela internet com certificado digital, o proprietário precisará primeiro adquirir o seu certificado em uma empresa especializada. “A proposta é gerar mais agilidade e segurança nos processos de transferência de propriedade. Quem já tiver o Certificado Digital também poderá realizar o procedimento até mesmo se estiver fora do país”, destaca Fechio.
 

O que é o Certificado Digital?
 

É a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa e funciona como uma carteira de identificação virtual que permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório. Uma das principais funções do certificado digital é otimizar processos de assinatura de documentos mantendo as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.
 

Com o Certificado Digital, o processo se torna mais simples e rápido, pois não haverá mais a necessidade de verificação do token no processo online e nem reconhecimento de firma nos processos físicos. Todo o procedimento será realizado por meio da Central do Quartista no cadastro do proprietário.
 

"Para acesso ao serviço, basta fazer um Certificado Digital em agências especializadas, a exemplo da Serasa Experian e solicitar o certificado digital A1 e depois instalar este em seu equipamento de trabalho", orienta Douglas Silva, gerente de Tecnologia da Informação (T.I) da ABQM.

São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram ranking de transferências do Quarto de Milha

Em 2021, a ABQM registrou 14% de aumento de transferências de propriedade de animal, em relação a 2020. Os estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais lideram o ranking. No ano passado, o Stud Book da Associação Quartista registrou, em média, 2,5 mil transferências de propriedade de animal por mês.
 

"Vamos começar com as Guias de Transferências de Propriedade (GTP) e depois passaremos a oferecer outros serviços, de forma totalmente digital e remota. É mais uma facilidade pra família quartista", finaliza Daniel Fechio.
 

Para o criador que já quiser testar a nova funcionalidade e realizar a Transferência de Propriedade com o Certificado Digital é só acessar a Central do Quartista: centraldoquartista.abqm.com.br

Usamos cookies para melhorar a experiência da sua visita no site.

Usamos Serviços de Analise de Visitação do Site.