Roper Til I Die é o Super Horse do 34º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha

Nesta última semana, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) divulgou os vencedores do Super Horse e do All Around Amador e Jovem, referentes ao 34º Congresso Brasileiro do Quarto de Milha. A premiação tem como objetivo reconhecer os animais e atletas que acumularam a maior soma de pontos em uma das três principais competições oficiais da raça no calendário anual de provas.

O título de Super Horse, promovido pela ABQM desde 2012, celebra o animal com o melhor desempenho na classe Aberta. Já o All Around premia os conjuntos de destaque nas classes Amador e Jovem. Além de troféus e fivelas, os vencedores também recebem selas personalizadas.

Conheça os campeões da edição 2025:

Super Horse

Com 31 pontos conquistados nas modalidades de Laço em Dupla, Ranch Sorting e Team Penning, o baio Roper Til I Die (Genuine Red Quincy x Failas Ladina) levou o título de Super Horse 2025. O animal é de propriedade de Henrique Santos Couto e foi criado por Fábio Hernandez Luvizari.

rOPER
Roper Til I Die​​​​​​

“Foi gratificante demais a vitória do Roper! Um cavalo que se destacou nas três modalidades — Ranch Sorting, Team Penning e o Laço em Dupla. Acompanhar o desenvolvimento dele foi uma experiência muito prazerosa, e conquistar esse título coroou todo esse trabalho”, comemora Henrique.

All Around Amador

Na classe Amador, o destaque foi o alazão Teletaco Stars (Son Ofa Jay x I CD Taco), montado por seu proprietário Sérgio José de Matteo Neto. O conjunto somou 63,5 pontos nas provas de Cinco Tambores, Ranch Sorting e Team Penning. O animal é de criação de Fábio Romeiro Guaraná.

Teletaco Stars
Teletaco Stars

“Há muitos anos eu desejo ganhar o All Around, principalmente pelo prêmio que uma sela personalizada que é para o resto da vida né?! É muito bacana um cavalo poder mostrar a sua habilidade em três modalidades”, destaca Sérgio.

O competidor ainda fala que nunca havia conseguido correr três modalidades, mas que agora irá se organizar para conseguir participar mais vezes. “Quero correr as três modalidades novamente, quem sabe no Nacional”.

All Around Jovem

Já na classe Jovem, o título ficou com Yet Smart Full PZ (Pepto Smart x Tinsel Gamay PZ), montado por Gabriel Peres Graciani. A dupla alcançou 44,5 pontos competindo nas provas de Laço Individual, Laço Individual Técnico, Ranch Sorting e Team Penning. O animal pertence à Estância da Mata e foi criado por Paulo de Tarso Abdala Zeme.

Yet Smart Full PZ
Yet Smart Full PZ

“O Yet Smart Full PZ não é apenas meu primeiro cavalo, mas também meu fiel companheiro de jornada. Crescemos juntos na modalidade, superando desfios e aprendendo um com o outro a cada treino e prova. Com seus notáveis 267,5 pontos na ABQM, ele comprova sua qualidade e talento. No entanto, mais do que os títulos, é sua docilidade que mais me encanta — um cavalo confiável, de coração generoso e sempre pronto para trabalhar ao meu lado”, comenta Gabriel.

Ele ainda destaca que confia em seu cavalo ‘de olhos fechados’. “Dentro das pistas, ele compete com garra e precisão; fora delas, é tranquilo e afetuoso. Esse equilíbrio entre temperamento e habilidade faz do Yet um cavalo realmente especial. Ele é e sempre será uma parte essencial da minha trajetória no esporte, e por tudo que já vivemos — e ainda vamos viver —, sou imensamente grato”.

 

Fonte: ABQM - Por: Heloisa Alves
Fotos: Divulgação 

 

Usamos cookies para melhorar a experiência da sua visita no site.

Usamos Serviços de Analise de Visitação do Site.