Uruguaiana se prepara para a 19ª Festa do Cavalo Crioulo

Um dos recantos mais tradicionais para a raça Crioula no Rio Grande do Sul é Uruguaiana. É por lá, no extremo oeste do estado e equidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção, que acontece de 21 a 24 de novembro a 19ª edição da Festa do Cavalo Crioulo.
 
Promovida pelo N.C.C.C. Flávio Bastos Tellechea (NCCCFBT), a programação da tradicional festa inclui Credenciadora Aberta e de Inéditos, Crioulaço, Doma de Ouro, Paleteada e Freios do Proprietário e Jovem, no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana.
 
Com dez diferentes provas em um fim de semana, a expectativa por um grande evento é compartilhada pelo presidente do NCCCFBT, Marcelo Cairoli. “Esperamos mais de 300 cavalos no parque durante a festa”, projetou. De acordo com o mandatário, “o quadro social do Núcleo é de 120 sócios e boa parte trabalha ajudando na festa”.
 
Inscrições
Os interessados em participar da festa ainda têm tempo. Para a Doma de Ouro, as inscrições estarão abertas até o dia 20 de outubro - a revisão dos potros ocorre no dia seguinte. Também estão abertas inscrições para as credenciadores e os Freios Jovem e Proprietário. Para mais informações, estão disponíveis os telefones (55) 3413-3567 ou (55) 99683-0213 (tratar com Rômulo).
 
Veja a programação completa:
 
21 de novembro (quinta-feira)
Doma de Ouro (1ª fase);
Credenciadora Aberta;
Credenciadora de Inéditos;
Freio do Proprietário;
Freio Jovem;
Jantar de troca dos Quadros do NCCCFBT.
 
22 de novembro (sexta-feira)
Doma de Ouro (final);
Credenciadora Aberta;
Credenciadora de Inéditos;
Freio do Proprietário;
Freio Jovem;
Entrega de prêmios das credenciadoras e Doma de Ouro.
 
23 de novembro (sábado)
Crioulaço;
Laço Criador;
Paleteada Força B;
Jantar de confraternização.
 
24 de novembro (domingo)
Paleteada Força A;
Entrega de prêmios.