Somente cavalos microchipados poderão ser inscritos no Jockey Club de Sorocaba

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e texto
 
Entrou em vigor em 2019 a Resolução 20/2018, datada de 08/08/2018, que visa facilitar a identificação dos animais por meio do microchip, prática que será introduzida no Jockey Club de Sorocaba, seguindo a recomendação da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha).
 
A ABQM já vem exigindo a implantação do microchip nos animais há vários anos em seus eventos oficiais e agora, como explica o presidente do Jockey Club de Sorocaba, Mauro Zaborowsky, a partir de 2019, as inscrições nas corridas só serão aceitas para os animais que estiverem devidamente identificados pelo microchip.
 
O implante de microchip é uma técnica prática e segura na identificação do animal. Ele não gera danos à saúde e ainda traz inúmeros benefícios aos proprietários, criadores, competidores e muitos profissionais que lidam com o mundo equestre. A solicitação de Implantação de Microchip deverá ser encaminhada à ABQM para que se faça a homologação. Importante lembrar que após a introdução do microchip, o inspetor responsável, oficial ABQM, emite um certificado, o qual deverá ser preenchido e entregue ao proprietário do animal.
 
“Como os animais que correm no Jockey de Sorocaba são todos Quarto de Milha, é importante que esse documento chegue à Associação para as devidas anotações no certificado de registro do animal e um novo documento seja expedido”, lembra Zaborowsky, que completa: “Neste primeiro momento, o Jockey Club de Sorocaba, através de convênio com o Laboratório da Universidade de Davis (KL Maddy Laboratory),  nos EUA, proporcionará a implantação dos chips nos animais alojados no hipódromo”.
 
Mauro disse ainda que, o Jockey de Sorocaba realizará primeiro a implantação nos potros que iniciarão campanha este ano. “Em breve, a entrada dos animais no hipódromo também estará condicionada a identificação através do microchip”, informou o dirigente.
 
Fonte: ABQM