Provas morfológicas levam o que há de melhor da raça crioula à Expointer

 
No ciclo 2019, o cavalo Crioulo deslocou-se cerca de 2.329 quilômetros, de Jaguarão/RS a Campo Verde/MT, para mostrar sua evolução nas pistas Morfológicas. O mês de março foi marcado pelo início do ano recordista para as Exposições Passaportes até o momento. Passando por 19 cidades nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, as provas receberam 1.304 admitidos - um crescimento de 289 animais, ou 28,5%, em comparação ao ciclo passado. Tudo por um único objetivo: conquistar uma vaga na final Morfológica da Expointer, em Esteio, entre os dias 26 e 27 de agosto. 
 
O ciclo atual também fica na história como o maior nível B - seis cidades registraram mais de 80 exemplares em julgamento. Além dos municípios onde o evento é recorrente, como Pelotas, Bagé e Uruguaiana, a inédita cidade de Chapecó foi incluída na agenda Crioulista e apresentou o número recorde de animais da temporada - 95 marcados, excelente número para uma estreia.
 
Este ano, a Morfologia Crioula subiu o País passando pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, São Paulo e Distrito Federal. O analista de Expansão da ABCCC, Gerson Medeiros, agraciou-se com o aumento expressivo de criadores nas seletivas em regiões de fomento. Ele diz ter ficado surpreso, já que a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vinha registrando, nos últimos dois anos, uma estabilidade no número de animais inscritos em provas, por consequência da crise que o País vem enfrentando.
 
Gerson cita as Passaportes de Londrina/PR e Avaré/SP como de grande importância para a visibilidade e fortalecimento da Raça, já que, em ambas cidades, a seletiva integrou grandes feiras agropecuárias e atingiu nível B. “Uberaba é nossa menina dos olhos, se tratando em fomento da Raça Crioula”, considera, acrescentando que lá, a Passaporte é realizada juntamente com a Expozebu, maior feira de Zebuinos do mundo.
 
O que a raça pode esperar na pista Morfológica da Expointer? Enquanto a ABCCC trabalha para levantar os dados do ciclo, o setor de comunicação prepara uma série de reportagens acerca do tema. Fique ligado em nossas redes sociais: www.facebook.com/cavalocrioulooficial e www.instagram.com/cavalocrioulooficial. 
 
O Banrisul é o patrocinador oficial do ciclo de Exposições Passaporte 2019