Cavalos crioulos se destacam em provas de Rédeas em Goiás

É sabido que a modalidade de rédeas tem atraído cada vez mais o olhar da comunidade crioulista com o passar do tempo. O crescimento do Rédeas de Ouro, por exemplo, é uma das evidências mais marcantes. Como consequência, cavaleiros e treinadores acumulam conquistas Brasil afora, como aconteceu no último fim de semana no estado de Goiás.
 
Em dois eventos diferentes o Cavalo Crioulo subiu no pódio. Em Anápolis, a 60 quilômetros de Goiânia, o 1º Potro do Futuro do Centro Equestre Equusville premiou três conjuntos que representaram a raça. Na categoria aberta, Junior Martins ficou em segundo lugar com Riacho Frio Orelhano. Já na categoria amador, Gustavo Magalhães foi campeão com Falcão do Jazz; em segundo, Anderson Gabriel com Riacho Frio Orelhano.
 
A prova terminou no último sábado (20) e foi a primeira vez que Gustavo Magalhães montou o zaino colorado Falcão do Jazz - que é treinado por Junior Martins e de propriedade da Cabanha Jazz, de Brasília/DF. “Foi muito bom porque o cavalo tem uma parada muito forte, “spina” muito bem, são os dois [pontos] fortes dele”, apontou. 
 
Um dia depois, no domingo (21), mais uma vez o cavaleiro Gustavo Magalhães esteve no topo. Desta vez montando Dom Eldorado Marca dos Santos, foi campeão goiano de Rédeas 2018/2019 na categoria Amador nível 4, em competição organizada pela Associação Centro-oeste do Cavalo de Rédeas (ACOR). Foram três etapas durante o ano até a consagração, no Rancho Seabra em Santo Antônio de Goiás/GO.
 
Mais uma vez, Gustavo destacou a qualidade do Cavalo Crioulo. “São cavalos muito fiéis, que na hora que entram na pista eles têm muita coragem. Eles formam um conjunto com a gente e vão junto mesmo, não aprontam nada, são bem honestos. Você não tem muita surpresa [na prova]. Eu gosto muito deles, são bem resistentes”, elogiou.
 
Novos desafios
Com a certeza de mais Cavalos Crioulos em pista na modalidade de rédeas, Gustavo Magalhães e outros cavaleiros se preparam para o Campeonato Nacional e Potro do Futuro 2019, da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas (ANCR), que acontecerá em Avaré/SP de 15 a 18 de agosto.
 
Para a competição, a ABCCC oferece uma premiação exclusiva aos animais da raça Crioula - clique aqui e saiba mais. “Vai o Dom Eldorado Marca dos Santos no Nacional e tem dois potros com quem eu vou correr no Potro do Futuro: F5 Fênix Marca dos Santos e Fortuna Marca dos Santos. Estão treinando com o Jone Carlos, em São Paulo”, revelou Gustavo Magalhães.
 
A Top Baias e a Cabanha Estância da Quinta são patrocinadoras do Rédeas de Ouro 2019