Cavalo Crioulo será atração novamente na pista da ExpoZebu

Pelo quarto ano consecutivo, o Cavalo Crioulo ocupará a pista do Parque Fernando Costa, em Uberaba, Minas Gerais, durante a ExpoZebu, que chega a sua 85ª edição. O evento, que classifica animais da raça para a Nacional da Morfologia, que ocorrerá durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, no final do mês de agosto, vai mostrar também a potencialidade na região Sudeste do Brasil. 
 
No ano de 2018, Minas Gerais registrou crescimento de 7,49% no Estado, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com 732 animais registrados. Na região Sudeste, são 6,79 mil exemplares, tendo o Estado de São Paulo na ponta, com 5,5 mil Cavalos Crioulos registrados. "O Cavalo Crioulo aqui em Minas Gerais tem tido crescimento nas provas de Rédeas e no Ranch Sorting", destaca Marcelo Moura, criador da raça no Estado. 
 
Para unificar esforços, o Núcleo de Minas Gerais, que era presidido por Moura, se unificou com o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, com sede em São Paulo. Com isso, mineiros e paulistas vão trabalhar juntos na promoção da raça no Centro do país. E o primeiro teste será justamente no evento que ocorre na ExpoZebu. "Isso nos ajuda muito a aumentar a quantidade de animais com a participação conjunta com criadores de São Paulo, que são muito fortes e acreditamos também que vai elevar a qualidade", observa. 
 
Moura salienta ainda que o objetivo é ampliar a participação da raça Crioula no Estado por meio da promoção das provas funcionais como o Freio de Ouro, que é considerada a modalidade mais tradicional do Cavalo Crioulo no Brasil. "Ainda não conseguimos fazer uma etapa do Freio de Ouro, mas estamos providenciando um local com estrutura para o ano que vem realizar pelo menos uma credenciadora", ressalta. 
 
A Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Uberaba ocorre dias 3 e 4 de maio com a avaliação do experiente jurado Rodrigo Albuquerque Py. O ciclo de Exposições Passaporte do Cavalo Crioulo para a Nacional da Morfologia tem o patrocínio oficial do Banrisul. 
 
Confira a programação:
 
2 de maio (quinta-feira)
16h - Concentração de Machos
17h - Admissão dos animais 
 
3 de maio (sexta-feira)
10h - Início Julgamento Incentivos
14h - Continuação do Julgamento 
 
4 de maio (sábado)
10h - Final dos Campeonatos e Grandes Campeonatos (Pista principal)