Campeonato Brasileiro e Taça Brasil de Adestramento define 24 campeões

Nada menos que 115 conjuntos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília e Comissão dos Desportes do Exército disputaram o Campeonato Brasileiro e a Taça Brasil de Adestramento, entre 22 e 24/11, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP) registrando recorde de participação e público. Ao todo foram defindos 19 títulos brasileiros nas categorias Elementar Mini-mirim Pôneis, Iniciantes Amador, Elementar Mini-mirim, Elementar Juvenil e Amador, Preliminar Mirim, Preliminar Juvenil e Amador, Média I Amador, Média II Juvenil, Amador e Junior, Forte I Amador, Amador Top, Forte II Senior e Senior Top, Cavalos Novos 4,5 e 6 anos e cinco na Taça Brasil para amazonas e cavaleiros profissionais nas categorias Elementar, Preliminar, Média I e II e Forte I. Lembrando que profissionais acima de 21 anos no Campeonato Brasileiro concorrem somente nas categorias Senior e Senior Top.

O cavaleiro olímpico Leandro Silva, dono de dois bronzes por equipes nos Pan-americanos Toronto 2015 e Lima 2019, voltou ao picadeiro com Dicaprio e conquistou o título de campeão brasileiro senior top 2019. Depois do Pan, deixei ele dar uma descansada, porque a gente vinha em treinamento intenso desde 2018. Agora no começo do ano vamos focar na seletiva olímpica seja em busca de uma vaga na equipe que ainda precisa ser confirmada ou no individual", contou Leandro, que agora é tricampeão brasileiro senior top 2016/2017/2019.

leandro silva2411

Leandro Silva executando uma pirueta com seu Dicaprio no Freestyle Kür Grand Prix em que a dupla fechou com 71,930% de aproveitamento 

"Eu acho que o Adestramento vem melhorando cada vez mais. Há um bom tempo estávamos muitos focados nas principais categorias como Jogos Pan-americanos e Olímpicos, esquecendo um pouco do fomento interno. Eu acho que de um tempo para cá com a qualidade dos rankings dos clubes em São Paulo, bons concursos em outros Estados, o esporte vem sendo fomentado. A participação recorde no Campeonato Brasileiro com muitos amadores, cavalos novos de boa qualidade, novos cavaleiros e amazonas já competindo em nível St Georges são coisas que a gente não via."

 

renderson2411

Renderson Silva de Oliveira com Senhorita VO, campeã brasileira cavalos novos 6 anos

Além de Dicaprio, Leandro também competiu com dois cavalos novos na série Elementar e acompanhou alunos. Seu filho Kaio Urias tem o Salto como principal objetivo e o adestramento vem a ser um importante complemento. Eu gosto de colocar o Kaio no Adestramento pois tanto para os cavalos quanto para o cavaleiro acaba também sendo uma forma de ensinar e disciplinar, inclusive ajudando na preparação dos cavalos de Salto dele. Sempre digo: se você quer ser profissional você tem que aprender a ensinar cavalos. Há uma diferença entre saber ensinar cavalos e pilotar cavalos. É preciso aprender a construir cavalos para chegar no alto nível."

leandro ronaldo2311

O multipremiado ginete Leandro Silva com Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo

A amazona da casa Isabela Gomes Galvão Viera de Moraes, 11, que faturou o título brasileiro mini-mirim 2019 também se divide entre Adestramento e o Salto. "Eu monto desde os três anos. Aos 8 anos fiz minha primeira prova de salto com o Simba, um pampa que hoje não está mais comigo. Depois depois um tempo comecei a ter aula com a Dri (Adriana Santoro), ai também passei a fazer as provas adestramento", contou a jovem campeã que competiu com Cantonela.

isabelagalvao01 650

A campeã brasileira mini-mirim Isabela Gomes Galvão Viera de Moraes e Cantonela em perfeita sintonia

"Ela está comigo há alguns meses, gosta de saltar e na hora do adestramento também faz tudo certinho. Comecei nas provas mais baixinhas e agora já vamos para 1 metro. O Adestramento ajuda bastante porque você tem uma conexão com o cavalo, fica mais tempo na pista em relação ao salto que a prova demora mais ou menos um minuto. O adestramento ajuda a gente a se conectar mais com o cavalo também hora do salto na hora de voltar e de avançar", comenta Isabela. "Dedico meu título no Campeonato Brasileiro a Dri que me ajudou em tudo."

elementarjuvenil2411

Mariana Benedeti Magalhães com Bandoleiro LS: campeã elementar juvenil

E, sem dúvida, o hipismo e o adestramento são para toda vida. Bem sucedida amazona que conquistou todos os títulos na categoria Junior, Nicole Binder de Arruda Botelho, 59, voltou ao picadeiro após 43 anos e comemorou os títulos paulista, brasileiro e ranking da Sociedade Hípica Paulista, onde monta, na categoria Média I Amador. "Voltei a competir graças ao meu cavalo J.A Orpheu do Carnaval. O Alex (Alexandre Morais) meu instrutor que formou ele, fez as provas e me incentivou a voltar a competir. Depois de dois anos, topei. Orpheu, hoje com 16 anos, está tá com a gente há cerca de 9 anos, foi domado tardiamente em nossa fazenda e depois o levamos para Sociedade Hípica Paulista. "Esse ano não posso me queixar: ganhei todas as competições em que entrei", contou Nicole.

nicolebinder2411

Nicole Binder de Arruda Botelho com J.A. Orpheu do Carnval: campeã brasileira Média I Amador

"Em 2020 provavelmente vou competir na média I novamente, porque o Orpheu já um cavalo mais velho. Quer tentar melhorar as notas, corrigir os errinhos e continuar me divertindo. Pode ser que surja um outro cavalo, mas por enquanto é o Orpheu mesmo", adianta a amazona que na verdade nunca ficou longe dos cavalos. "Fiquei mais de 40 sem competir, mas sempre continuei montando. Agora estou gostando das provas, temos bons juizes, você cria metas e objetivos. Acho que vale muito a pena. Temos bons concursos aqui na Santo Amaro, Hípica Paulista, então dá para gente se divertir sem sair de São Paulo.

fabianamaroni2311

Fabiana Maroni com Garibaldi do Sasa: campeã brasileira Preliminar Amador

No sábado, 23, foram conhecidos os cavalos campeões brasileiros nas categorias Cavalos Novos 4,5 e 6 anos e da Taça Brasil. Já no domingo, 24, saiu a definiçao dos campeões brasileiros fechando com reprises Freestyle (coreografia livre de movimentos obrigatórios acompanhadas por música) nas categorias Junior, Amador Top, Senior e Senior Especial. Formaram o juri Sandra Smith de Oliveira Martins, presidente, ao lado de Claudia Moreira de Mesquita, e Natacha Waddell, todas juízas internacionais 4*, André Ganc, Petra Garbade, Lindinha Macedo, Marcio Navarro de Camargo. Ronaldo Bittencourt Filho, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo, prestigiou o segundo dia de competição bem como dirigentes do Clube Hípico de Santo Amaro. "Agradeço a todos que contribuiram pelo bem sucedido Campeonato Brasileiro. A grande participação em nosso Campeonato é sem dúvida muito gratificante", destacou a juiza Sandra Smith de Oliveira Martins, diretora da Confederação Brasileira de Hipismo.

lucianamota2411

Luciana Ferreira Motta com Cinderela, campeã Mini-mirim Pônei, com Francisco Mari, presidente do CHSA

Elementar Mini-mirim Pônei - 3 conjuntos

poneipodio2411

Campeã Luciana Ferreira Motta / Cinderela - FEERJ - 64,935%
Vice Louisa Christina Schier / E3I Sonic - FPH - 62,614%

Pônei Escola

poneisescola2311
Campeã Penelope Camacho Hernandez / Ravel - FPH - 80,263%
Vice Isabella Christianini Naccache / Ravel - FPH - 77,368%

Iniciantes Amador - 8 conjuntos

iniciantes amador2411 F
Campeão Nikolas Mendonça / Devoir - FEERJ - 66,740%
Vice Livia Vieira Alves / Ibis do Castanheiro - FPH - 66,294%

Elementar Mini-mirim - 6 conjuntos

minimirim2411
Campeã Isabela Gomes Galvão Viera de Moraes / Cantonela - FPH - 68,137%
Vice João Gabriel Pedreira Perdossini / Cartlander Guet - FGEE - 67,524%

Elementar Juvenil - 6 conjuntos

elementarjuvenilpodio2411
Campeã Mariana Benedeti Magalhães / Bandoleiro LS - FEERJ - 67,433%
Vice Joaquim Pedro Maia Peixoto de Vasconcellos / Bandoleiro LS - FEERJ - 64,913%

Elementar Amador - 8 conjuntos

elementaramador2411
Campeã Luiza Dias Ferreira Leite Mendonça / Tango R - FPH - 65,383%
Vice Ivana Feres / Fruto do Faial - FPH - 64,747%

Preliminar Mirim - 1 conjunto

campeamirim2411
Campeã Gabriela Hiemstra Boesing / Cantoso Joter - FGEE - 63,205%

Preliminar Juvenil - 4 conjuntos

preliminarjuvenil2411
Campeã Serena van Parys / Nobelis - FPH - 64,592%
Vice Beatriz Ferreira Arantes / Amore Mio AF - FEERJ - 64,493%

Preliminar Amador - 11 conjuntos

preliminaramador2411
Campeã Fabiana Maroni / Garibaldo do Sas - FPH - 66,312%
Vice Luciana Fernandes Pereira / Dragão HI - FPH - 64,083%

Média I Amador - 6 conjuntos

media01 amador2411
Campeã Nicole Binder de Arruda Botelho / J.A. Orpheu do Carnaval - FPH - 68,521%
Vice Roberta Presscot Naso / Gallante DPC - FPH - 63,129%

Média II Juvenil - 1 conjunto

raquelmendonca2411
Campeã Raquel Mendonça Maurrell de Mattos / Franco - FPH - 63,846%

Média II Amador - 5 conjuntos

media02 amador2411
Campeã Ana Carolina Borja de Almeida / Ciclone VO - FPH - 64,391%
Vice Cel Cesar / Sepia do Rincão - CDE - 64,370%

Média II Junior - 1 conjunto

julianemr2411
Campeã Julia Abdalla Nemr / Casmurro HI - FPH - 64,783%

Forte I Amador - 2 conjuntos

paulamaria2411 01
Campeã Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Estribilho (OC) - FPH - 61,905%

Amador Top - 3 conjuntos

amadortop2411
Campeã Gabrielle Fischer / Unicornio do Retiro - FPH - 64,288%
Vice Paula Maria Pinto de Souza Nogueira / Xangô do Arete - FPH - 60,675%

Forte II Senior - 4 conjuntos

podiosenior2411
Campeão Jeferson Pereira / Goya Crstal - FPH - 65,781%
Vice Roberto Antonio Pereira de Souza Filho / Fantomen do Pagliarin - FPH - 65,571%

Senior Top - 1 conjunto

podioseniortop2411
Campeão Leandro Aparecido da Silva / Dicaprio - FPH - 69,262%

Brasileiro de Cavalos Novos e Taça Brasil

Cavalos Novos 4 anos - 7 conjuntos

cavalosnovos4anos2311 F
Campeão Rogério da Silva Clementino / Lord CLB - FPH - 8,22 pontos
Vice Victor Trielli Avila / Luar HM - FPH - 8,11 pontos
 

Cavalos Novos 5 anos - 5 conjuntos

cavalosnovos5anos2311
Campeão Murilo Augusto Machado / Jorge VO - FPH - 8,07 pontos
Vice Elsom Aparecido Sabadini / Jolie Ksy - FPH - 7,81 pontos
 

Cavalos Novos 6 anos - 2 conjuntos

cavalosnovos6anos
Campeão Renderson Silva de Oliveira / Senhorita VO - FPH - 7,62 pontos

Elementar Profissional - 7 conjuntos

elementarprofissional2311
Campeã Yara do Amaral Fernandes / Ibis do Castanheiro - FPH - 68,017%
Vice Leandro Aparecido da Silve / Rose Noir GG - FPH - 66,978%
 

Preliminar Profissional - 4 conjuntos
preliminarprofissional2311

Campeã Isabela Renault Travassos / Niger Itapuã Protécnica - FPH - 64,793%
 Vice Sarah Waddell / Jane Esther SVN - FPH - 65,293% *(não pode ser campeã em 2 categorias)

Média I Profissional - 8 conjuntos

media01 profissional2311
Campeão Rogerio da Silva Clementino / Ilustre JMR - FPH - 66,883%
Vice Luciano Pereira Filho / Gibraltar WR - FHBR - 65,753%
 

Média II Profissional - 7 conjuntos

media02 profissional2311
Campeã Sarah Waddell / Hillarij - FPH - 67,180%
Vice Ricardo Nardy Silva / Impacto dos Diamantes - FPH - 65,470%
 

Forte I Profissional

forteIprof2411
Vice Carlos Renato Veiga Brito / Distinto DR - FHMG - 60,139%

 

Fonte e fotos: Imprensa CBH - Carola May