Agenda crioulista reserva eventos em 12 cidades neste final de semana

Um grande número de cidades marca compromisso com a agenda crioulista este final de semana. Doze núcleos receberão provas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nos últimos quatro finais de semana, Esteio chama atenção, por exemplo, por não dar folga aos amantes da raça da região, estando presente no calendário em pelo menos três.
 
A cidade de Pinheiro Machado/RS espera entre os dias 14 e 17, cerca de cinquenta animais para as provas de Doma de Ouro, Exposição Morfológica e Concentração de Machos. Por lá, o Núcleo Zona Sul de Criadores de Cavalos Crioulos está com grande expectativa, já que há pelo menos três anos o município não recebe provas oficiais da raça. “Estamos tentando de várias maneiras incentivar a participação”, diz o presidente, Vandercy Garcia da Rosa, sobre a necessidade do núcleo de atrair mais públicos para realizar outras provas. Expositores das cidades da região como Bagé, Piratini, Arroio Grande, Pedro Osório e São Lourenço já estão confirmados na disputa.
 
Já em Pato Branco/PR o Núcleo de Cavalos Crioulos Sudoeste do Paraná está otimista para receber Credenciadora, Freio do Proprietário, Freio Jovem e Exposição Morfológica. Depois do sucesso do último evento no mês de outubro, a organização já contabiliza mais de 40 animais para esta semana. O presidente do núcleo da região, Vilson Periolo, acredita que para fomentar a raça é necessário mobilizar diversos públicos: “O pessoal do núcleo e da região está participando, sempre contando com amigos, sócios e muitos devolvendo as visitas feitas pelo nosso núcleo em outras exposições”.
 
Em Lavras do Sul/RS, as mulheres ganham destaque em uma prova não oficial da raça. A primeira edição do evento Mulheres de Ouro pretende reunir ginetes do sexo feminino entre os dias 15 e 17 de novembro o Parque do Sindicato Rural da cidade. Para conferir a programação e premiação basta clicar aqui.
 
Confira outros eventos confirmados na agenda do Cavalo Crioulo para este final de semana:
 
Alecrim/RS - 15 a 16 de novembro
- Exposição Morfológica, Paleteada e Campereada
 
Santana do Livramento/RS - 15 de novembro
- Crioulaço e Laço Criador 
 
Pinheiro Machado/RS - 15 de novembro
- Morfologia, Concentração de machos, Gineteada, Doma de Ouro, Crioulaço, Laço Criador
 
Nonoai/RS - 15 e 16 de novembro
- Concentração de Machos e Exposição Morfológica
 
Guatambú/SC - 15 de novembro
- Crioulaço e Laço Criador
 
Pato Branco/PR - 14 a 15 de novembro
- Exposição Morfológica e Credenciadora
 
Terra de Areia/RS - 15 de novembro
- Laço Criador e Crioulaço
 
Esteio/RS - 13 a 16 de novembro
- Concentração de Machos, Exposição de Primavera, Paleteada e Final do Crioulaço 
 
Águas de Santa Barbara/SP - 16 de novembro
- Crioulaço
 
Porto Alegre/RS - 16 de novembro
- Concentração de Machos, Morfologia e Exposição Incentivo