Enapampa segue até domingo,30 no Centro Hípico Sapucaia (RJ)

Mais de 500 animais estão movimentando o Centro Hípico Sapucaia, na região serrana fluminense, palco da 22ª Expo Nacional do Cavalo Pampa (Enapampa). O evento que segue até domingo (30/8) com diferentes atrações é aberto ao público
 
Com participação de criadores do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Bahia, a Enapampa é realizada pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro.
Um público estimado em cinco mil pessoas está sendo aguardado para conferir os concursos de morfologia, provas funcionais, leilões e apresentações especiais. Doze juízes atuarão nos julgamentos de animais puxados e montados e em provas de ação.
 
Na quinta-feira (27) serão conhecidos os grandes campeões jovens da raça, ou seja, machos e fêmeas com idade até 36 meses. Já os grandes campeões e campeões dos campeões entre os animais adultos serão conhecidos no domingo (30).
 
Além da morfologia, os animais adultos também têm seus andamentos avaliados e participam da prova de ação. Enquanto a prova de andamento é dividida pelas categorias picada, centro, batida e trotada, a de ação impõe ao conjunto (cavalo/cavaleiro) um percurso em pista com obstáculos como porteiras e a execução de movimentos na figura de um oito em marcha e no galope.
 
Conquistando ano a ano novos criadores em todo o País, cavalos de pelagem pampa das raças Pampa, Mangalarga Marchador e Mangalarga já são os que maior valorização e liquidez têm apresentado no segmento. 
 
Investimento seguro, cavalos de pelagem pampa destas três raças estarão sendo ofertados durante a 22ª Enapampa. Serão três momentos de comercialização sob comando da Business Leilões com oferta de animais jovens, reprodutores, matrizes, cavalos de sela e embriões que trazem carga genética excepcional e representam plantéis dos principais criadores do País. Além de presenciais, os leilões também terão transmissão online (www.canalbusiness.com.br), onde o comprador pode dar lances antecipados.  A expectativa dos organizadores é que os pregões movimentem mais de R$ 2 milhões e devem alcançar um público superior a 100 mil pessoas que estarão acompanhando as vendas online de todo o Brasil.
 
A 22ª Enapampa tem organização da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pampa (ABCCPampa) e apoio do Canal Business, Governo do Rio de Janeiro, Centro Hípico de Sapucaí, Prefeitura Municipal de Sapucaia, Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Caminhos Dourados e RI Genérica.
 

Foto: Cavalos Mangalarga de pelagem Pampa do Haras lagoinha (Foto: Marisa Iório/Divulgação)