PECNORDESTE 2014 oferece curso de formação para novos criadores de equinos

Com objetivo de formar novos criadores de equinos, o PECNORDESTE 2014 vai oferecer aos participantes a oportunidade para se capacitar. Haverá durante os três dias do evento (6 a 8 de maio), um curso de novos criadores de equinos, com aulas teóricas e práticas. A parte teórica vai acontecer dentro do evento, no Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste. Já as aulas práticas serão ministradas no Haras Chicote, localizado em Aquiraz e que é especializado na criação de cavalos da raça Mangalarga Machador.

De acordo com o coordenador geral do PECNORDESTE 2014 e superintendente do SENAR/CE, Paulo Helder de Alencar Braga, as aulas práticas são de extrema importância para o aprendizado. “No curso o aluno vai aprender na teoria e vai praticar, sempre acompanhado do professor”, disse.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o Brasil possui o maior rebanho de equinos na América Latina e o terceiro mundial. Somados as mulas e os asnos são aproximadamente 8 milhões de cabeças, movimentando em média R$ 7,3 bilhões, somente com a produção de cavalos.

O rebanho envolve mais de 30 segmentos, distribuídos entre insumos, criação e destinação final e compõe a base do chamado Complexo do Agronegócio Cavalo, responsável pela geração de 3,2 milhões de empregos diretos e indiretos. A maior população brasileira de equinos encontra-se na região Sudeste, logo em seguida aparecem as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte.  

Usado como meio de transporte durante anos, os cavalos têm conquistado outras áreas de atuação, como lazer, esportes e terapia. Contudo, uma das suas principais funções continua sendo o trabalho nas atividades agropecuárias, onde aproximadamente cinco milhões de animais são utilizados, principalmente para o manejo do gado.

 cavalo

Conteúdo do curso:

Dia 6 de maio

Regulamento do registro, história da raça, manejo e nutrição.
Dia 7 de maio

Metodologia do julgamento de morfologia

Metodologia do julgamento de marcha

Dia 8

Aula prática de julgamento de morfologia e marcha